A menos de 24h do Desfile Farroupilha, integrantes da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) ajustavam os últimos detalhes par a passagem na avenida. Entre as homenagens locais, que celebram os 50 anos de atividade da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), junto dos 125 anos do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), está enaltecida a trajetória de Darcy Pereira da Paixão, o seu Paixão, como era conhecido. Ele morreu, aos 82 anos, na última segunda-feira e foi sepultado nesta terça-feira, cidade de Boa Vista do Cadeado, na Região Noroeste do Estado.
Peão, prenda e estancieiro: novas vivências de uma mesma tradição
Constituída em 24 de novembro de 1967, com sede em Santa Maria, a 13ª RT conta com 39 entidades filiadas em 17 cidades da região. Só em Santa Maria, são 38. Na tarde desta terça-feira, enquanto representantes do CTG Estância do Minuano – que faziam a ronda da Chama Crioula ao longo da tarde, o o atual coordenador Luiz Sérgio Fassbinder e Erival Bertolini, ex-coordenador, que esteve por 12 mandatos à frente da 13ª RT, lembravam do percurso de 50 anos da região, que segue fazendo história.

–A 13ª é o elo das entidades e um exemplo de organização para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Quando falam: será que tal coisa dará certo, respondem: na 13ª deu – enfatiza Bertolini.
O destaque é extensivo às áreas artísticas, campeiras e esportivas. Prova disso são as diversas prendas, peões e entidades premiadas. Também, os três festivais de dança sediados em Santa Maria: Festimirim, Festxirú e Juvenart, o Rodeio Internacional do Conesul, além de ser a região pioneira a resgatar esportes gaúchos como truco, tetarfe e tava, incluídos, depois, na Festa Campeira do Estado. A contribuição para o regulamento campeiro, e o início das cavalgadas pelo Estado e pelo Uruguai, bem como os precursores de construírem uma sede própria (1995), também são motivos de orgulho.
